Sentir-se ansioso por estar ansioso.

Se em algum momento você teve que lutar contra a ansiedade, é provável que sua mente tenha sido bombardeada por uma série de pensamentos ansiosos que você não podia controlar. Esses pensamentos geram ainda mais ansiedade, geralmente porque amplificam as preocupações levando-os a limites catastróficos. 
O problema é que, enquanto esses pensamentos ansiosos passam pela sua mente, você se sentirá sobrecarregado e confuso, de modo que não será capaz de pensar com clareza. É como se você vivesse em uma tempestade sem a possibilidade de vislumbrar quando a calma virá. 

De fato, pessoas ansiosas são mais propensas a distorcer a realidade, em grande parte por causa desses pensamentos intrusivos. Esse mecanismo leva a um círculo vicioso porque você colocará em prática mecanismos de enfrentamento mal-adaptativos que geram mais problemas do que resolvem. Portanto, é importante ficar de olho nos pensamentos ansiosos que indicam que estamos superdimensionando o problema. 

Os pensamentos ansiosos que geram ainda mais ansiedade 

1. Medo de estar errado Uma das famosas leis de Murphy diz: “tudo o que pode falhar irá falhar”. No entanto, viver a cada minuto do dia pensando que algo pode dar errado é simplesmente desgastante e estressante. Uma coisa é se preparar para contratempos e outra coisa é imaginar o fracasso a cada passo que damos, porque isso se tornará uma profecia auto-realizável. A longo prazo, acabará gerando um nível de ansiedade que realmente afetará nosso desempenho.
2. Medo de que algo ruim está prestes a acontecer. O medo nem sempre vem de nossas ações, também pode ser gerado a partir da imprevisibilidade das circunstâncias. Este pensamento ansioso irá colocá-lo em constante tensão e fará com que você pense em todos os possíveis e até impossíveis perigos, incluindo aqueles aos quais as pessoas que você mais ama poder se expor. Isso fará com que você viva em um estado de ansiedade e expectativa constante, como se estivesse constantemente esperando que as próximas más notícias lhe fossem comunicadas. 
3. Esqueça algo importante. Um dos pensamentos ansiosos mais recorrentes é acreditar que você esqueceu algo importante. É o resultado de um processo de escrutínio constante, não apenas interno, mas também externo. Nos dias de tensão, você perguntará mil vezes se tiver fechado a geladeira, apagado a luz ou passado a chave da fechadura. Por sua vez, isso desencadeará pensamentos catastróficos do tipo: “o que aconteceria se …?”. Às vezes, a tensão gerada por esses pensamentos ansiosos é tão grande que você não pode superar o impulso de controlar várias vezes para se certificar de que não esqueceu algo importante. 
4. Medo de não conseguir controlar o que acontecerá no futuro. A ansiedade está inextricavelmente ligada à incerteza, por isso não é de surpreender que muitos dos pensamentos ansiosos girem em torno da incapacidade de controlar o que poderia acontecer nos próximos dias, semanas ou mesmo anos. A ansiedade sobre o futuro é simplesmente terrível porque, a menos que você aprenda a fluir com a vida, não pode fazer mais nada. 
5. Medo de que os entes queridos estão chateados com você. “Por que demoram tanto para responder à minha mensagem? Eles vão ficar com raiva de mim? Talvez eu tenha incomodado eles “. Esse é um dos pensamentos ansiosos mais comuns, intimamente ligado ao sentimento de culpa. A pessoa ansiosa muitas vezes se culpa demais, carrega toda a responsabilidade do mundo em seus ombros e se preocupa demais com as conseqüências de suas ações, movendo-se rapidamente do mundo real para o mundo de fantasia das consequências dramáticas que ele criou em sua mente. 
 
6. Medo do julgamento social. “Você está rindo de mim?” Muitas vezes, a pessoa ansiosa também sofre de ansiedade social, pode se sentir desconfortável em situações sociais em que eles podem se sentir valorizados ou julgados. Como resultado, ele adota uma atitude hiper vigilante e um pouco egocêntrica, tomando nota de tudo o que os outros fazem de uma perspectiva autorreferente. 
7. Fique preso. Um pensamento ansioso comum refere-se ao medo de ficar preso. Assim que a pessoa ansiosa põe o pé no elevador, ele imagina que poderia ficar preso. A mesma coisa acontece se você deve ir a uma reunião ou um compromisso, imediatamente acha que pode ficar preso no trânsito. Esse medo surge do medo de que algo o retenha e tire o controle do ambiente. 
8. Pense que você pode ficar doente de um momento para o outro. Todos nós nos preocupamos em ficar doentes, mas pessoas ansiosas transformam uma dor de cabeça emocional em um tumor cerebral.Ansiedade e medo os levam a se preocupar excessivamente, então eles sempre imaginam os piores cenários possíveis. 
9. Luta contra o tempo. O tempo corre mais rápido quando nos sentimos ansiosos. Portanto, é normal que a ansiedade nos faça temer que não tenhamos tempo suficiente para enfrentar todas as tarefas que temos pela frente ou que chegaremos atrasados ​​para um compromisso importante. Essa sensação de lutar contra o tempo, que inevitavelmente escapa, gera ainda mais ansiedade e nos faz cometer erros que nos atrasam ainda mais. 
10. Sentir-se ansioso por estar ansioso. A maior ansiedade geralmente vem da ansiedade, dessa tendência a examinar constantemente o interior. Muitas pessoas se perguntam por que se sentem ansiosas se não têm razões aparentes para isso. A perspectiva de responder com ansiedade ou que possa surgir a qualquer momento gera ainda mais ansiedade, o que fecha um círculo vicioso.
Use o poder da palavra na construção do seu destino. Saber o que quer, e onde quer chegar, é imprescindível na realização de qualquer sonho. Querer muitas coisas, muita gente quer, mas querer com foco, força e fé, são poucos. Nos dias de hoje, com tantas opções de consumismo, ter foco e saber exatamente o que queremos é sinal de sabedoria.Não desvie dos seus objetivos só porque o amigo ou parente quer que você tenha ou faça algo. Eles não pagarão a sua conta e nem pegarão na sua mão.
Psicanalista Claudina Granzotto

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