Desenvolvimento Empresarial

 Assessoria & Consultoria

Utilizando-se dos recursos psicanalíticos percebemos o quanto os conflitos internos das pessoas, até então apenas no inconsciente, interferem na vida profissional e, conseqüentemente, na saúde empresarial.

É importante perceber a Empresa não como um agrupamento de indivíduos, mas ir além, favorecer que as pessoas que nela trabalham possam reconhecer seus desafios pessoais, colaborando para uma maior e melhor qualidade de vida dentro de uma dinâmica positiva que favoreça todo o grupo, e conseqüentemente, toda a Empresa.

O INCONSCIENTE EMPRESARIAL

Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. São inconscientes os processos psíquicos que não podem ser evocados voluntariamente. Quando algo se torna inconsciente não adianta apenas querer que ele deixe de ser inconsciente para tornar-se consciente.

Para conseguir isso é preciso usar técnicas especiais, técnicas mais poderosas do que a força de vontade, como por exemplo, a psicanálise.

O inconsciente é o conceito fundamental da psicanálise. Com base nesta teoria desenvolvemos a Psicanálise Organizacional, pois se todos nós temos conteúdos no inconsciente e a empresa é feita por pessoas, isso quer dizer que a empresa também tem seu próprio inconsciente, formando assim o inconsciente empresarial.

PSICANÁLISE ORGANIZACIONAL

Diferente da psicologia organizacional que identifica as competências dos colaboradores baseada em seu comportamento superficial, a Psicanálise Organizacional identifica a neurose da organização, ou seja, trabalha o recalque inconsciente constituído pelo fator comum entre os colaboradores e reforçam com qualidade de vida, tratando de tornar o homem um “ser” livre e que conhece seus limites, aprendendo a pensar por si mesmo, trabalha suas potencialidades bloqueadas, visando um bem estar pessoal e profissional.

A Psicanálise Organizacional tem por base, propor alternativas para os conflitos das pessoas dentro das organizações, seus sofrimentos e dificuldades pessoais e interpessoais. E para que isto ocorra surge a necessidade de um trabalho psicoterapêutico com o objetivo de analisar as relações interpessoais na empresa, sob a ótica da psicanálise. É necessário trabalhar as neuroses individuais que tornam uma empresa em uma organização neurótica, pois as neuroses são formadas pelas questões familiares e se reproduzem na organização empresarial.

ATUAÇÃO/DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A psicanálise trabalha sobre duas possibilidades: a primeira é o tratamento especializado, retirando a pessoa daquele negativismo, daquela raiva, ódio e de todas essas emoções que impedem de avançar.

Através da escuta psicanalítica (anamnese) e vivências práticas (psicodrama), modificam-se os bloqueios, traumas e medos que impedem a livre expressão de suas potencialidades.

A pessoa pode até ter excelentes condições intelectuais, mas essa condição emocional vai interferir, impedindo que ela chegue ao nível de satisfação consigo mesma, em seu trabalho, com seus colegas e superiores. A outra possibilidade é no sentido da prevenção, através de cursos teóricos (stress, qualidade de vida, relaxamento, motivação) passando informações básicas para as pessoas no sentido de dar uma melhor qualidade de vida, aumentando a capacidade de rendimento no trabalho profissional.

Informa, orienta, tira dúvidas e sinaliza para as pessoas qual seria o melhor caminho a seguir no seu mundo emocional. A “saúde” do trabalhador está vinculada ao resultado de seu histórico de vida, de seus processos psíquicos, das vivências em família, do que ficou gravado em seu inconsciente, das relações interpessoais, do convívio em sociedade e de uma proposta de trabalho que coincida com seus sonhos, suas aspirações para construção do seu projeto de vida.

UMA VIA DE MÃO DUPLA

As pessoas passam a maior parte de seu tempo “vivendo” ou trabalhando dentro de Organizações. No passado o fazer era suficiente, a qualidade de vida não era vista como fator gerador de equilíbrio e harmonia do ser humano.

As empresas que visualizam um futuro duradouro e promissor buscam agregar valor e desenvolver as pessoas de maneira integral sem destoar do principal foco, satisfazer o cliente e rentabilizar o seu negócio.

Nossa proposta é mais que mudança de conceitos, mudança de políticas ou mudança de filosofia de trabalho. A proposta é de transformação/potencialização do “ser” que tem emoções, sentimentos, sensibilidade e muitos sonhos de conquistas.

Acreditamos que o conhecimento do “ser” e o desenvolvimento de habilidades interpessoais é uma das principais ferramentas para a motivação e comprometimento de sua equipe.

Isso tornará o grupo em conjunto de pessoas muito mais integradas e produtivas. Os jogadores de futebol recebem milhões, mas nem por isso o técnico deve esquecer de trabalhar suas habilidades individuais e histórico de vida para motivá-los. Só o dinheiro não basta.

Com a inclusão da psicanálise na gestão das empresas teremos um grande recurso para identificação das verdadeiras causas de muitos conflitos pessoais causados por “doenças” de origem inconsciente.

Ausente de traumas, medos e depressão o ser humano será mais saudável, terá mais vontade de viver, de se relacionar e trabalhará de forma inteligente utilizando todo o seu potencial antes recalcado pelo desconhecido (inconsciente).

Com gente saudável e feliz as empresas conseqüentemente se transformarão em organizações saudáveis e muito mais lucrativas, e assim, exercitando também a sua Responsabilidade Social perante seu público interno.

O trabalho de Assessoria & Consultoria em Psicanálise Organizacional se dará de acordo as características de cada Empresa/Organização, obedecendo-se aqui a sua identidade e potencialidade, dentro de um cenário atual e de um cenário almejado, que favoreça a autonomia completa da mesma.

Coordenação

Claudina Granzotto – Psicanalista  Clínica e Integrativa –  Pedagoga- atuando na organização e na realização de projetos de Responsabilidade Social, Saúde do trabalhador e da empresa. Com foco na necessidade do cliente, contamos com profissionais altamente qualificados e capacitados para sua empresa crescer. Nossa equipe é composta por Psicanalistas, Psicólogos, Pedagogos e Master Coach.

Contato comercial:

www.claudinagranzotto.com.br

E-mail contato@claudinagranzotto.com.br

Telefone (19) 99247-2764

Escritório: Rua do Linho, 1866- Cidade Nova, Santa Bárbara d’Oeste